Total de visualizações de página

sábado, 3 de abril de 2010

DIÁLOGO NEGRO



DIÁLOGO NEGRO


que a morte nem seja breve nem longa

nem breve chegue nem longa dure

que a breve morte leve-me cedo

a longa me é tortura.

como chega não sei

mas certamente vem

talvez montada ou em patins

baterá à porta do jardim

ou entrará sem maneiras

pela porta de trás

a mim que a espero mas não a quero

não assustará

é espreita e companheira desde que nasci

rodeia rodeia quer-me falar

ainda que não lhe dê prosa

nem assunto tenho para confiar


- Senhor bato à porta

posso entrar?


não entres agora estou a meditar

sobre o mistério que me deves contar

e serei dois

o que estou e o que se vai.


- Creio exagero Senhor falar em dois

um a ficar

o que fica é barro e virará pó.


ora Senhora Morte tenha dó

ficarás muito

mais do que pensas

e saibas que não é só

deixarei muita coisa a elencar:

todas as mulheres que me quiseram amar

as demais que por demais não faziam que odiar


- Vejo-o satisfeito hoje a lembrar mulheres

logo você que só de uma foi capaz...

parece retórica seu parlapatão!


está bem concedo-te um ponto mas só para começar

tu podes apagar as mulheres

deixa uma só

deixo então pra trás a esperança

que acaba de falecer

não faz nenhum sentido morrer

e manter viva a esperança...

essa pelo menos não chorarará

nunca se lamentou

sempre levou a vida alegre

pelo que estava por vir

por ilusão tua mais dileta amiga

ainda por encontrar

Senhora Morte conversa comigo mas não te abanques

melhor que a porta fique entreaberta

pois não será desta vez que ficarás

a Senhora não está apurada com outras vidas a ceifar?

pergunto curioso

onde está a ceifadeira mecânica?


- Mecânica porque mecânica? Uso a de mão

que me dá o prazer de ceifar

por isso não tenho coração.


mas os tempos modernos Senhora Morte

a superpopulação o computador

é muita gente e todos aparelhados

para se salvar

melhor a ceifadeira

que leva de roldão a multidão

penses nos chineses

será possível matar um a um?

mesmo aqui com essas passeatas

trabalhadores estudantes petistas

gays em profusão

mulheres de militares pedindo pensão!

é trabalho para muitas Mortes

que se não é mecanizada

jamais ocorrerão


- Com essa conversa você quer é me enganar

mas nada espere enganar não me engano

posso entretanto dar-lhe uns momentos a mais

para conhecer as maldades que perpetrou.


melhor falar do que vou deixar

e que são partes de mim

por isso o eu que fico

é tão importante como o que se vai!


- Não se deixe encantar pelo que não é nem pelo que será se eu o deixar...nada de encantos nem de mistérios não há fantasia no seu viver.


ponho em mim toda a esperança

enquanto viver

partir será mergulhar

no buraco negro da eternidade

que não me dá tempo

nem qualquer felicidade

já pensastes no horror

de viver sem sequer sonhar?

não definitivamente não

podes ir sem mais me bajular

aqui fico neste desterro

esquece que existo

e deixa fluir o sofrimento da hora

não vou nem que me tentes

adoro viver a insegurança

do finito que não se acabe

do risco de que me venhas

assim fora de hora...


- Chegarei sem que espere não me anunciarei virei...


vai não tenho saudade por ora

mas não desapareças

estarei por aí entre o gozo e a tormenta

esperando tua chegada

negra negra soturna e triste.


Rio, 2009




Nenhum comentário:

Postar um comentário