Total de visualizações de página

sábado, 29 de maio de 2010

SÁBIAS PALAVRAS [um texto extraído da Internet]


[Texto para jovens extraído da Internet,
atribuído a Paul McCartney, de cuja autenticidade duvido]

Sábias palavras:


"... num dia como outro qualquer, decidi vencer

decidi não esperar as oportunidades, mas buscá-las

decidi entender cada problema como a oportunidade de conseguir resultados

entendi a noite e a hora de dormir como instantes de reflexão e oportunidade de entender-me

decidi receber o dia claro para crescer e completar a noite que passou.


Naquele dia descobri que meu único rival era eu mesmo e minhas limitações

desde então procurei conhecê-las para melhor superá-las

entendi que enfrentá-las era a única forma de vencê-las

decidi aprender com a vida e com o que me podia ensinar

entendi que tempo passado inutilmente é tempo perdido

decidi viver a alegria de ser racional e dividir meu tempo

entendi que, bem dividido, ganha-se o tempo

descobri que o tempo do prazer é mais gozado depois de saber o que fazer com todo o tempo.


Deixei de me importar com quem ganha ou perde, mas decidi que batalharia para ser vencedor

aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, mas deixar de subir

compreendi que subir é galgar cada degrau

que é possível voltar um para ganhar dois

que a mão que o puxa para cima é mão amiga

que a que me retém sob pretextos é daninha

e que os que se cansaram e sentaram nos degraus jamais chegarão.


Aprendi que o grande triunfo é poder contar com amigos que me aportem coragem e oportunidades de avançar

descobri que amar é uma filosofia de vida

que a vida reta governa o amor ao próximo e a si mesmo

que sentimento e racionalidade caminham a par

e que a ausência de um invalida o outro

que ser decente na vida é amar a verdade e saber escolher

que felizes eram pequenos momentos sabiamente vividos

e que felicidade era a soma deles todos, a conhecer no final

aprendi que o caminho reto é o mais curto

e que, embora tentadores, os desvios são o que são

e retardam o alcance da felicidade.


Naquele dia, deixei de ser um reflexo de meus escassos triunfos passados e dediquei-me a buscar a luz no futuro

aprendi que a luz é guia para iluminar o caminho e buscá-la é encontrar o caminho certo

naquele dia decidi trocar o pequeno desejo egoísta pelo sonho de organizar minha vida

a ansiedade de um desejo pela realidade do planejamento

aprendi que os sonhos existem para nos dar força


que são instrumentos para tornar a vida inteira uma realidade feliz

e, desde aquele dia, entendi que a vida é guerreira e que ser feliz exige lutar.


Ainda durmo, descanso e sonho, para viver.

(Paul McCartney)"


Nenhum comentário:

Postar um comentário